quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Uma Visão

Todo mundo gosta de saber algumas curiosidades sobre bandas e artistas em geral. E todo fã gosta de saber detalhes da vida de seu grupo/artista predileto. Com o Queen não é diferente. Poderia fazer várias postagens só comentando sobre esses detalhes que todo fã quer saber. Então, acho que pra começar é interessante saber que o show do Queen no Live Aid foi eleito o melhor show de todos os tempos. Com uma votação realizada entre pessoas comuns e músicos, o grupo teve 79% dos votos e concorreu com o show dos Beatles realizado em 1969. Outro grande show do Queen, esse sem a presença de Freddie Mercury, aconteceu em abril de 1992. O The Freddie Mercury Tribute Concert foi transmitido ao vivo para mais de 70 países e foi visto por mais de 10 milhões de espectadores. Esse evento foi realizado para homenagear a vida e obra de Freddie e também para ajudar a Mercury Phoenix Trust, organização criada para ajudar pessoas com HIV positivo.

O Queen foi o primeiro grupo a lançar um vídeo clipe com a finalidade de promover sua música. O clipe em questão é da música Bohemian Rhapsody. Sim, outras bandas já haviam lançado vídeos, mas não com essa intenção.  Bohemian Rhapsody passou mais de 14 semanas em primeiro lugar nas paradas britânicas em anos diferentes, 1975,1976, 1991 e 1992. A banda foi a primeira a ter um vídeo em primeiro lugar no Reino Unido. Eles também foram os primeiros a lançarem uma coletânea, Greatest Flix, com seus melhores vídeos. A banda de Freddie também está no livro dos recordes! Eles entraram no recorde de banda mais bem paga do mundo.

Falando em discografia, a rainha já teve quatro álbuns ao mesmo tempo no top 20 britânico. Os discos são Queen I, Queen II, Sheer Heart Attack e A Nigth At The Opera. Isso também aconteceu na América, mas de outra forma. Dez álbuns do Queen ocuparam os dez lugares do top argentino. Acho que depois disso os argentinos devem ter criado um top 20, pra deixar espaços para as outras bandas. Na metade da década de 80, a banda tinha todo seu catálogo de álbuns em CD. Naquela época, ninguém imaginada que o disco (aquele bolachão preto) iria praticamente desaparecer. A música Love Of My Life ficou em primeiro lugar nas paradas do Brasil e da Argentina. Detalhe que a música foi lançada em 1975. A versão que deu mais sucesso a música faz parte do álbum Live Killers de 1979. E a canção 39' foi a trigésima nona música da banda. Coincidência, né?

Em se tratando de shows, o Queen também tem seus recordes. Foi a primeira banda internacional a fazer uma turnê pela América do Sul no começo dos anos 80. O Queen fez dois show do Brasil. Os espetáculos aconteceram no Estádio do Morumbi, em São Paulo. A banda queria tocar no Maracanã, mas devido o período político que o Brasil passava, isso não foi possível. Mas os dois shows em São Paulo foram lindos e com o estádio lotado. Os quatro integrantes da realeza do rock também tocaram na Hungria, durante da Cortina de Ferro e na África, durante o Apartheid.  Até o ano 2000, o Queen, mesmo sem Freddie, havia realizado mais de 700 shows.

O Queen sempre esteve próximo de seus fãs. Só pra você ter uma ideia dessa proximidade, em alguns clipes, eles sempre entrevam em contato com os fãs para fazerem parte da obra. Um exemplo disso é o vídeo da música Friends Will Be Friends. Outro fato interessante do Queen, é a convenção anual do fã clube oficial que dura três dias e acontece há mais de 20 anos. Sempre que possível, os integrantes da banda participavam da convenção.



Nenhum comentário:

Postar um comentário