terça-feira, 22 de outubro de 2013

O show deve continuar

Quando somos fãs ou gostamos de alguma banda queremos colecionar cds, dvds, revistas, livros e quando se trata de bandas da década de 70 ou 80, queremos também colecionar os antigos discos de vinil. Pra conseguir tudo isso você não só precisa de dinheiro,como também precisa de sorte. Não faz muito tempo, mas era difícil encontrar esses artigos. Não existiam lojas especializadas nesse ramo de "velharia" e o viesse pela frente era lucro. Fã que coleciona mesmo faz até a loucura de comprar uma revista de 50 reais e que só tem duas páginas falando da sua banda preferida. 

Enfim, diante de tanta demanda e pouca mercadoria, as empresas/gravadoras virem que aquelas bandas do passado podiam sim fazer sucesso no presente e ainda podiam dá muito lucro. E o investimento tem garantia de lucro! De 1973 a 1997 o Queen vendeu mais de 200 milhões de cópias no Reino Unido. No Brasil, o álbum Greatest Hits I é disco de platina com mais de 250 mil cópias vendidas e o Greatest Hits II é disco de platina duplo, com a venda de mais de 500 cópias. Contabilizando os números mundiais em vendas, esses dois álbuns, juntos, já passaram a marca de 7 milhões de cópias. 

Tendo em vista um mercado bastante promissor, as gravadores e os próprios membros remanescentes dessas bandas decidem fazer regravações, cds com músicas remixadas, dvds com uma melhor qualidade e até disponibilizar músicas e vídeos considerados raros. Quer deixar um fã a beira da loucura? Solte uma nota na imprensa dizendo que tal show da década de 70 está sendo remasterizado e brevemente será lançado em dvd. É o caso do show que deu origem ao álbum Live Killers. 

Nessa história de querer alimentar mais e mais as coleções do fãs e também de ganhar novos admiradores, o Queen lançou em 2011 todos os discos de estúdio em versões duplas e contendo músicas extras, ditas como músicas do lado B. Também em comemoração aos 40 anos de criação da banda, os membros remanescentes escreveram o livro Queen 40 anos, contando todo a trajetória da banda, fotos de bastidores, tickets de shows etc. Aqui no, os fãs ganharam o livro Queen - História ilustrada da maior banda de rock de todos os tempos, enquanto não chegada às lojas a versão em português do livro oficial. Um dos últimos presentes que os amantes do Queen ganharam foi o dvd em comemoração aos 25 anos do show de Wembley, o conhecido Queen - Live At Wembley.

Financiar todos esses livros, cds, dvds é um tanto quanto caro. Em média, um dvd duplo custa 80 reais e um cd não sai por menos de 30 reais. Infelizmente o mercado brasileira ainda é muito restrito. Existem coletâneas e versões de luxo que apenas foram vendidos na Europa e Estados Unidos. A internet poderia até facilitar a compra desse material, mas os impostos e o câmbio não deixam nada barato.

Mas nada é motivo pra desistir. E como Freddie Mercury disse na música, o show deve continuar!


Nenhum comentário:

Postar um comentário