quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

1991

Pra quem conhece, gosta ou é fã do Queen sabe que o ano de 1991 é mais que importante na história dessa banda. Naquele começo de década, muitos rumores circulavam a respeito da saúde de Freddie Mercury. Muitos suspeitavam, mas apenas as pessoas mais próximas sabiam que ele estava doente. Em 1991 o Queen completou seus 20 anos de existem com os integrantes Freddie, Brian, Roger e John. O grupo estava completando duas décadas de grandes shows, de sucesso mundial, de grandes e ousados feitos, mas durante a comemoração havia o medo... de perder quem levava a magia para eles. 

Durante aquele ano também foi lançado o álbum Innuendo, a décima quarta joia da rainha. Esse disco é considerado a volta do Queen a suas origens e é comparado ao A Night At The Opera, no quesito de grandes sucessos. Innuendo também é considerado o disco mais triste do Queen, pois grande parte das músicas são tidas como uma despedida de Freddie ao público e também por ter sido o último álbum de estúdio que o Freddie gravou.

O último clipe que, o homem que tem o bigode mais famoso do mundo, gravou foi o da música These Are Days of  Our Lives. Essa música foi escrita por Roger Taylor e fala da vida do músico com os seus filhos. Mas a parte da interpretação de Freddie no vídeo, a música ganhou um outro significado que lembra a tristeza. Durante as gravações desse vídeo, Mercury já estava bastante debilitado de saúde. Foi criado todo um ambiente para que ele ficasse bem e confortável durante as filmagens, pois era notório seu estado físico.

Como forma de amenizar o clima, podemos ver que no clipe ele usa um colete com fotos de gatos. Os desenhos dos felinos são nada menos que as fotos dos gatos que Freddie criava. Para não expor muito a imagem de Mercury, o vídeo tem efeitos em preto e branco. O único que não participou das gravações desse clipe, junto com o resto da banda, foi Brian. Naquele dia ele estava em viagem de férias. A participação dele foi acrescentada depois, com efeitos especiais. Mal sabia ele que se tratava do último clipe com a formação original do Queen.

Antes de falecer, Mercury decidiu revelar a todos, através da TV, que era portador do vírus HIV. Naquele tempo, quando uma pessoa era portadora desse vírus era discriminada pela sociedade. O vídeo que Freddie gravou também serviu como apelo para que as pessoas pudessem se prevenir e que os estudos para remédio e cura pudessem avançar, para que as pessoas vivessem sem carregar o medo da morte.

No início da década de 1990 os remédios e coquetéis não eram tão desenvolvidos como hoje e a expectativa de vida era nada otimista. Mas com os avanços das pesquisas, os medicamentos foram melhorando e hoje, os portadores desse vírus podem ter uma vida normal. Infelizmente, o número de infectados só tem aumentado. Segundo o último boletim epidemiológico , o Brasil tem 656.701 casos de AIDS registrados. Esse números são de casos registrados desde o início da epidemia, na década de 1980, até a metade de 2012.

Segundo especulações, pois não encontramos o vídeo da declaração, Freddie disse as seguintes palavras: " Bem, resolvi confirmar ao público as suspeitas que a imprensa vem levantando há algumas semanas. Eu sou HIV positivo, e venho lutando contra essa doença há alguns anos. Espero que daqui pra frente todos se conscientizem e se unam para enfrentar esse terrível mal."  Após a divulgação dessa declaração, Mercury faleceu em casa no dia 24 de novembro de 1991.

Confira o making of do clipe de These Are Days of  Our Lives  e depois, o vídeo original completo.








Nenhum comentário:

Postar um comentário